Para maiores detalhes deve-se ler o regulamento do PPGM-UFRJ.

O Exame de Qualificação para o Mestrado e Doutorado consta de duas etapas:

  1. Elaboração de uma monografia sobre o seu tema de pesquisa; e
  2. Um seminário sobre o referido tema. 

Uma vez respeitadas as condições de CRA mínimo, carga horária mínima, o aluno do PPGM estará apto à realização do exame de qualificação em data não superior ao primeiro mês do quinto período letivo a partir da data de matrícula para aluno de mestrado e sétimo período letivo a partir da data de matrícula para o aluno de doutorado. 

O objetivo do Exame de Qualificação é avaliar:

  1. A capacidade do aluno de expor, discutir e argumentar objetivamente os conhecimentos básicos em Meteorologia que sejam relevantes a sua pesquisa;
  2. O plano de trabalho, metodologia e viabilidade da proposta; e
  3. Cronograma de execução.  

A banca examinadora será composta por no mínimo 3 (três) membros titulares e 1 (um) membro suplente. Dentre os membros titulares, um deles será o orientador e pelo menos mais um membro do PPGM, assegurando que a maioria dos membros da banca instalada não tenha atuado como orientador. 

O aluno deverá entregar a monografia aos membros da banca examinadora da qualificação com antecedência mínima de 15 (quinze) dias da data da apresentação do seminário de qualificação.

O aluno deverá comprovar capacidade de leitura e compreensão de textos em língua inglesa para o Mestrado e Doutorado antes da realização do exame de qualificação. A comprovação pode ser feita através de aprovação, com nota mínima a 5,0 (cinco), em exame de capacidade de leitura e compreensão de textos em língua inglesa realizado durante o processo de seleção pelo PPGM. O resultado oficial de exames como o TOEFL, IELTS ou equivalente também poderão ser utilizados para essa comprovação, desde que este resultado seja equivalente ao exigido pelo PPGM.

Para os alunos que não comprovaram a capacidade de leitura e compreensão de textos em língua inglesa, um exame será oferecido pelo PPGM por pelo menos duas vezes por ano, com datas estabelecidas no Calendário Acadêmico.