A Meteorologia é uma área interdisciplinar com muitas oportunidades para profissionais e pesquisadores. O Brasil, sendo um país de dimensões continentais, com diversos tipos de clima, de relevo, de vegetação, e com um grande potencial hídrico e agrícola, tem uma necessidade permanente de profissionais nessas áreas. Ademais, os setores elétrico, defesa civil, aeronáutica, marinha, dentre outros, demandam atividades de Meteorologia. Os recentes desenvolvimentos tecnológicos aumentaram não só essa demanda, mas também a possibilidade de atuação do profissional meteorologista.

Atualmente a sociedade requer um conhecimento fundamentado em previsões de tempo e clima para as mais diversas atividades do cotidiano. Também torna-se necessário o monitoramento e previsões de impacto ambiental, que entre outras consequências, pode levar à otimização do aproveitamento dos recursos energéticos e ao desenvolvimento sustentável de ecossistemas típicos do nosso país e vizinhos aos aglomerados humanos.

O Curso de Graduação em Meteorologia oferece uma entrada através do SiSU/MEC com total de 40 vagas anuais, além de uma entrada indireta, de 5 vagas por semestre, através do Bacharelado em Ciências Matemáticas e da Terra (BCMT), também pertencente ao Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza da UFRJ.

Em outubro de 2023, o curso recebeu o maior conceito de excelência institucional ao ganhar nota 5 do Ministério da Educação (MEC).